História


 

A Associação Ester Janz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de utilidade pública, Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, cujo registo foi efectuado em 6 de Dezembro de 1983, sob o n.º 30/83, no Livro 2 das Associações de Solidariedade Social. Foi fundada no dia 7 de Julho de 1982 e tem como principal objectivo a Educação e Formação dos filhos dos Colaboradores do Grupo Janz e das Crianças da Comunidade envolvente, desde a Creche até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurando contribuir para o seu desenvolvimento integral.

Na razão de ser da Associação Ester Janz, encontra-se, Ester Janz, casada com Bruno Janz, fundador da Empresa Bruno Janz, em 1915, que já então manifestava a sua preocupação social em prol da melhoria das condições de vida da mulher trabalhadora e da dificuldade que existia em conseguir conciliar a sua vida familiar com a profissão.

Ester Janz faleceu em 1977 e os fundadores da Associação Ester Janz, Colaboradores e Accionistas das Empresas Janz, quiseram prestar-lhe uma homenagem conferindo o seu nome a esta obra de solidariedade social.

A Associação Ester Janz iniciou a sua actividade em 1986 com um grupo de 28 Crianças, todos filhos de Colaboradores das Empresas Janz. Em 1987, foi assinado o primeiro protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para acolher 60 Crianças provenientes de agregados familiares mais carenciados da comunidade local. Presentemente este protocolo abrange 167 Crianças.

Em 1990, a Associação Ester Janz alargou os seus serviços ao público em geral, tendo uma lotação para 438 Crianças.

Presentemente, a Associação Ester Janz conta com uma equipa de cerca de 80 Colaboradores (incluindo os Professores eventuais de algumas das actividades complementares), para além dos elementos da Direcção da Instituição que, sendo Colaboradores do Grupo Janz, exercem, graciosamente, os seus cargos de Dirigentes, mantendo o espírito de solidariedade que presidiu à fundação desta Instituição Particular de Solidariedade Social.

A Junta de Freguesia de Marvila e a Câmara Municipal de Lisboa apoiaram, desde o início, este projecto concretizando o seu apoio, em 1983, através de um acordo de cedência dos primeiros 1860 m2 de terreno em direito de superfície e, posteriormente, mais 3064 m2 no ano 2001, com vista à ampliação das instalações existentes.

O custo da construção do edifício foi totalmente suportado pela Empresa Bruno Janz. A partir do ano lectivo de 2004/2005, o 1.º Ciclo passou a funcionar em novas instalações arrendadas que permitiram não só criar melhores condições de trabalho mas também acolher mais Crianças.

Desde o ano lectivo de 2006/2007, a Associação Ester Janz decidiu empenhar-se num projecto de Certificação da Qualidade, actualmente em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2008 e com base no Modelo de Gestão da Qualidade das Respostas Sociais do Ministério da Segurança Social e do Trabalho. Este projecto tem permitido realizar a análise da estrutura organizacional da Instituição e, também, uma reflexão aprofundada sobre o seu funcionamento, no sentido de sistematizar os procedimentos existentes e implementar um processo dinâmico que vise a promoção da Melhoria Contínua da Qualidade dos Serviços prestados pela Associação Ester Janz.

Neste sentido, no Verão de 2008, visando dar cumprimento às exigências de adaptabilidade e funcionalidade pedagógica do ensino nos nossos dias, foi iniciado um programa de diversas remodelações dos espaços no edifício da Creche, do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, com o objectivo de melhorar as condições das salas, do respectivo mobiliário e equipamento, do material didáctico e dos espaços de recreio disponíveis para os Alunos. Neste âmbito, convém e realçar que, em Dezembro de 2008, foi disponibilizado aos Alunos um novo espaço, o Pavilhão Policultural Eng.º João Janz, que inclui a Sala Multiusos utilizada como sala de aula, recreio coberto e, também, para a apresentação de espectáculos, inclusive, todas as festas escolares , o espaço da Biblioteca Fernando Pessoa e uma sala de informática equipada com 26 computadores e um quadro tecnológico, todos com ligação à Internet. E o investimento na melhoria das instalações e respectivas condições mantém-se ano após ano, sendo um propósito da Associação Ester Janz proporcionar às suas Crianças um espaço escolar de qualidade para o seu crescimento.

Paralelamente, fruto da crescente e constante preocupação de melhorar a qualidade do serviço prestado aos Alunos da Associação Ester Janz, procurando proporcionar-lhes as melhores condições para o seu desenvolvimento integral e os conhecimentos e meios necessários para o sucesso na sua vida futura, no ano lectivo de 2008/2009, foram introduzidas importantes alterações ao nível da oferta curricular, em termos de conteúdo e respectiva organização, inseridas no âmbito do Projecto Educativo da Associação Ester Janz que vigorou entre 2007 e 2010, baseado no lema "Aprender é Crescer" e que, exprimindo o sonho e a intenção comuns de responsabilização partilhada e de cooperação permanente dos diversos agentes educativos família escola, e comunidade envolvente , tem como objectivo reafirmar e congregar princípios orientadores, valores e finalidades da Associação Ester Janz.

Sempre na senda da melhoria da qualidade e da excelência da formação que presta, no âmbito das estratégias definidas para dar uma resposta às necessidade e finalidades educativas da Associação Ester Janz, no início do ano lectivo de 2009/2010, a Associação Ester Janz fez uma aposta em instituições de renome no mercado para o ensino das actividades de Inglês assegurada pelo The Kids Club Expo , da Música a cargo da Foco Musical, Educação e Cultura e da Informática, desenvolvida pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação, uma entidade certificada pela APCER. Pela experiência evidenciada e garantia de profissionalização dos serviços prestados e, assim de maior qualidade, estamos convictos que estas parcerias se irão manter ao longo dos próximos anos.

Um grande passo na vida da Associação Ester Janz de que muito nos orgulhamos foi a inauguração em 2009, da nossa Biblioteca Escolar a Biblioteca Fernando Pessoa , um novo espaço escolar à disposição dos Alunos, que pretendemos que seja regularmente utilizado no domínio das actividades lectivas curriculares e complementares, reforçando a importância dos livros e da leitura para a aquisição de conhecimento e de alargamento dos seus horizontes, dando largas à sua curiosidade e imaginação. Visando a prossecução destes objectivos, importa salientar que, ao nível do 1.º Ciclo, no ano lectivo de 2009/2010, a oferta curricular foi enriquecida com a actividade curricular complementar da "Hora do Livro" que, na sequência do alargamento do respectivo conteúdo programático, passou a denominar-se "Descobrir a Biblioteca". Em Junho de 2010, a nossa Biblioteca Escolar foi inserida na Rede de Bibliotecas Escolares.

A concretização do lema da Associação Ester Janz na sua acção educativa implica o envolvimento, a participação empenhada e o profissionalismo de todos, em especial dos Colaboradores. Imbuídos do espírito de equipa e missão, no início deste ano lectivo de 2010/2011, todos os Colaboradores da Associação Ester Janz reuniram-se no "2.º Encontro Anual dos Colaboradores da AEJ" tendo assumido o compromisso "A Associação Ester Janz sou eu", que se traduz no seguinte:

  • num diálogo proactivo sobre as directrizes estabelecidas;

  • no cumprimento das orientações definidas "cumprir e fazer cumprir";

  • no profissionalismo no desempenho das funções e na postura que deve ser exemplar;

  • no trabalho em equipa, em harmoniosa cooperação e articulação;

  • na partilha de informação e experiências;

  • na adopção de uma atitude proactiva e cooperante;

  • na dedicação e na entrega do melhor que temos e abertura para acolher o que os outros têm para nos dar;

  • no compromisso de dar continuidade e promover tudo o que se faz de bom na nossa Escola;

  • na utilização racional dos materiais e na contenção racional de custos;

  • no zelo pelo bom uso dos brinquedos, jogos e materiais das salas e, bem assim, pelo bom uso, conservação e manutenção das instalações e equipamentos escolares;

  • na valorização do facto de integrarem a Associação Ester Janz, tendo e transmitindo confiança nesta nossa obra.

Só com o empenhado envolvimento e dedicação de Todos aqueles que diariamente "vestem a camisola da Escola", é que conseguiremos consolidar e projectar esta Nossa Obra que é a Associação Ester Janz.

Foram os Colaboradores da Associação Ester Janz que, empenhados na prossecução do Projecto Educativo, decidiram enriquecê-lo, colocando neste quadriénio de 2010/2011 a 2013/2014 o enfoque na temática do Respeito pelo Meio Ambiente e Intervenção Activa na sua Preservação e Melhoria que consubstancia um dos valores no qual se baseia a estratégia de actuação e desenvolvimento do serviço da nossa Escola.

Assim, no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável instituída pelas Nações Unidas para 2005-2014 *) e da comemoração em 2010, do Ano Internacional da Biodiversidade, em sintonia com a preocupação crescente com a preservação do planeta e o bem-estar das gerações futuras, conscientes do papel primordial que a educação e a Escola têm na formação das Crianças, para sensibilizar e mobilizar toda a comunidade educativa, os Colaboradores da Associação Ester Janz escolheram o seguinte lema para inspirar a concretização do Projecto Educativo de 2010 a 2014: Educar para o Ambiente Crescer Consciente, ilustrado num novo logótipo especialmente concebido para o efeito.

Pretendemos sensibilizar toda a Comunidade Escolar para o tema do AMBIENTE, para a importância da preservação da biodiversidade e dos recursos para garantir a sustentabilidade dos sistemas naturais, e, assim, contribuir para uma mudança de atitudes e comportamentos, despertando Alunos, Colaboradores, Pais e Comunidade para a tomada de consciência ambiental, bem como para o Consumo Responsável, baseado nos 4 Rs REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RECUPERAR.

Ao longo dos próximos quatro anos, este tema irá inspirar todo o desenvolvimento do Projecto Curricular das diferentes valências da Escola, visando promover a partilha de conhecimento neste domínio de uma forma motivadora e envolvente, pondo em prática, de um modo consistente e continuado, este importante valor no qual se baseia a estratégia de actuação e desenvolvimento do serviço da Associação Ester Janz.

Convictos do nosso actual posicionamento e da nossa linha orientadora, tencionamos consolidar as boas práticas sempre norteados pelo bem-estar das nossas Crianças com ponderação e espírito solidário.

No início de Outubro de 2010, no âmbito da empreitada da Rede de Alta Velocidade, Troço "Areeiro-Sacavém, Parque de Materiais e Oficinas", concretizou-se a expropriação por utilidade pública de uma parcela (1174 m2) do terreno contíguo às instalações a Associação Ester Janz, cedido à Escola em 2001, em direito de superfície, até ao ano 2053, pela Câmara Municipal de Lisboa. Foi um inquestionável percalço no projecto de ampliação e crescimento das instalações da Escola, porém, a motivação decorrente do trabalho diário com as Crianças e a certeza da crescente qualidade e utilidade do serviço que prestamos, não nos deixam desistir desse propósito de expansão, mantendo a Associação Ester Janz as conversações com a Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de ser encontrada uma solução que viabilize as nossas pretensões.

Cumpre, por último, destacar o envolvimento de todos os profissionais neste projecto que é a Associação Ester Janz, pois só com o empenho e a dedicação, por um lado, dos Accionistas e Colaboradores do Grupo JANZ e dos Colaboradores da Associação Ester Janz e, por outro, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Junta de Freguesia de Marvila, da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e, em boa verdade, de tantos outros parceiros que nos têm acompanhado e apoiado, tem sido possível pôr de pé e manter esta obra de solidariedade social ao longo de quase três décadas.

A todos o nosso BEM-HAJA!

___________________________

*) A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS 2005-2014) foi instituída pela Resolução das Nações Unidas n.º 57/254, de Dezembro de 2002, e tem como objectivo promover e melhorar a integração da Educação para um Desenvolvimento Sustentável nas estratégias e planos de acção em todos os níveis e sectores de educação em todos os países. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) foi encarregue de delinear o respectivo plano de acção para cada país adaptar às próprias necessidades.